Adotar cuidados na criação e gestão de clínicas médicas é importante para que se tenha eficiência, faturamento saudável e minimização de erros.
É perfeitamente comum que o médico que nunca abriu uma clínica tenha algumas dúvidas e dificuldades nesse processo. Afinal, é algo que ele não fez e como médico não necessariamente saberá administrar uma clínica.
Por isso, trouxemos dicas e informações úteis, para que a nossa experiência possa te auxiliar a começar da forma mais assertiva.
A escolha do local da clínica médica
É importante fazer uma série de verificações, como a atratividade do ponto escolhido. Uma vez que, é preciso ser fácil de estacionar, proporcionar um local agradável e confortável e que seja convidativo para seus pacientes.
Além disso, o local precisa ser compatível com uma clínica médica, em algumas cidades existem várias restrições em termos de localização. Portanto, certifique-se de que o local escolhido permite o tipo de trabalho que será realizado.
Para além disso, quando se tem uma localização próxima de outros municípios, sempre cabe comparar as taxas de ISS para identificar a mais vantajosa para instalar a clínica.
Para realizar o projeto é preciso contratar um engenheiro especialista, visando obter um projeto capaz de obter aprovação na vigilância sanitária.
O início da construção só deve ser feito no momento em que o projeto da clínica já está aprovado.
Equipe administrativa e gestão contábil
Para que se tenha uma abertura eficiente, é preciso contratar um contador que possa cuidar da abertura e da contabilidade geral da clínica.
Além disso, é preciso contratar a equipe administrativa, selecionando secretárias e faturistas que tenham experiência com convênios, associações e hospitais nos quais vocês atuem.
Mesmo os profissionais experientes precisam de treinamento. Portanto, reserve um tempo para garantir que se familiarizem com o sistema usado pela clínica e outros detalhes, para que seja possível evitar glosas.
Viabilidade econômica da clínica
É interessante sempre avaliar a viabilidade econômica de alugar salas para médicos, para que a clínica tenha bastante movimento de pacientes e possa ser financeiramente viável.
Algumas clínicas trabalham com remuneração percentual sobre a produção do médico, outras cobram apenas o aluguel da sala considerando a quantidade de horas que serão usadas.
Afinal, dependendo do tamanho da clínica é possível alugar salas por hora para profissionais com poucos pacientes, bem como, é possível alugar uma sala para dois profissionais que revezam os dias de atendimento no local.
É fundamental analisar o que é mais indicado na sua região, bem como, o que poderá proporcionar melhor retorno sobre seu investimento.
Ao alugar a sala, é importante observar que no modelo de repasse, os valores podem estar abaixo do mercado, mas devido ao fato de serem garantidos, é interessante para as partes envolvidas.
Além disso, é importante verificar a especialidade dos médicos que vão fazer parte da equipe da clínica. Um médico do esporte, por exemplo, pode atuar na clínica onde também atende uma nutricionista que acabam se tornando parceiros e gerando um ecossistema de atendimentos no mesmo local.
Dessa forma, a clínica fatura mais aumentando o ticket médio de cada paciente que será atendido pelos diversos profissionais da clínica.
É importante perceber que ao calcular os repasses financeiros pode ser vantajoso ceder espaço para aqueles médicos que trazem muitos pacientes.
Gestão financeira da clínica
É importante analisar todas as despesas e receitas mensalmente, buscando sempre o equilíbrio entre elas. Estabeleça metas e busque a expansão quando for financeiramente viável.
Afinal, a clínica precisa de divulgação, novas parcerias com convênios e outras soluções para que possa crescer continuamente.
Em muitos casos, o médico precisa de assessoria especializada, para que possa alcançar os resultados pretendidos em termos de crescimento.
Para auxiliar, contrate a Hermes para gerenciar receitas, glosas invisíveis, administrativas, técnicas e lineares, bem como para gerenciar cada conta médica. Isso permitirá que a equipe conte com relatórios e gráficos exclusivos para cada médico, promovendo um diferencial com seus colaboradores.
Utilize a Hermes para controlar todas as receitas de diferentes instituições, economizando tempo dos médicos e colaboradores ao tratar diretamente das questões financeiras.
Experimente agora mesmo e tenha uma solução completa para a gestão de sua clínica médica.