O que é uma glosa? Como agir quando se tem uma glosa? E como evitar glosas?

A glosa é um informe emitido pela fonte pagadora para destacar um erro identificado na guia, exigindo sua correção para processamento de acordo com as diretrizes estabelecidas anteriormente.

É o tipo de erro que deve ser evitado, justamente para evitar perda de tempo na administração de suas guias.

Existem quatro tipos de glosas

Entender o tipo de glosa é importante para saber como agir e também como evitar o problema, confira:

1.     Glosas Administrativas

São as mais frequentes e geralmente decorrem de erros de digitação, preenchimento incorreto de códigos ou equívocos no cálculo. Elas possuem uma resolução mais simples. (link para artigo glosas administrativas)

2.     Glosas Técnicas

Mais comuns em procedimentos cirúrgicos e exames, essas glosas estão associadas à contestação de um auditor técnico, abrangendo desde métodos utilizados até medicamentos administrados e períodos de internação. A resolução geralmente envolve a defesa do médico responsável pela ação.

3.     Glosas Lineares

São glosas de definição e resolução mais complexas, sem um padrão estabelecido. Cada caso deve ser analisado individualmente, muitas vezes sem uma justificativa clara.

4.     Glosas Invisíveis

São glosas por perdas operacionais, falha na interação do time, falha do profissional responsável pelo envio, falha na gestão do tempo.  Saiba mais a respeito. (link para artigo glosas invisíveis)

O que fazer diante de uma glosa?

O primeiro passo é revisar o contrato estabelecido com a fonte pagadora, atentando-se às instruções sobre como proceder com a glosa e aos prazos a serem seguidos. Uma vez que, a resolução depende do entendimento de todos os detalhes que foram acordados entre as partes por meio do contrato.

Em seguida, deve-se tomar as medidas necessárias conforme descrito no contrato, registrando todas as ações realizadas e acompanhando o retorno dentro do prazo estipulado pela fonte pagadora.

Como evitar glosas?

A chave está em compreender a política da fonte pagadora, incluindo os procedimentos autorizados, os prazos para envio e recurso, além de seguir as rotinas estabelecidas previamente em contrato.

Portanto, é fundamental contar com um colaborador bem treinado ou solicitar treinamento para utilizar as ferramentas disponíveis.

Além disso, é indispensável manter-se atualizado sobre o status de cada guia e cumprir os prazos. acompanhar essas execuções. Dessa forma, o médico estará prevenindo suas glosas.

Para acompanhar melhor esses status, ter mais agilidade e conformidade em suas resoluções use o HERMES.

Latest Article

Glosas Técnicas

A glosa técnica é, em sua maioria, resultado de uma contestação técnica. Entender o que causou é fundamental para que possa corrigir o problema e

Leia Mais