Como deveria ser a sua rotina médica?

A medicina é uma área de atuação nobre, cuidando do próximo e promovendo o bem-estar dos pacientes. No entanto, ser médico(a) é uma profissão que merece valorização e remuneração justa.

Ao examinarmos de perto a rotina dos médicos, seja um recém-formado ou um especialista, é inevitável se deparar com alguns dos desafios. Nós trouxemos alguns apontamentos sobre a rotina médica, com o intuito de auxiliar os profissionais da área.

O médico enfrenta sobrecarga

Ao acompanhar a rotina médica, fica evidente que o médico é um profissional autônomo, com múltiplos pontos de trabalho e, claro, múltiplas preocupações.

Com atuação em: hospitais, clínicas, ambulâncias, SUS, em cidades, estados e países diferentes. Portanto, é crucial acompanhar essa rotina com eficiência.

Como o médico é remunerado?

O médico(a) receberá pela sua produção como qualquer outro profissional. No entanto, como mencionado anteriormente, com múltiplos pontos de trabalho, é comum ter várias formas de remuneração.

Cada empresa, associação, convênio ou SUS precisa ter seu próprio sistema para viabilizar a conferência, análise, glosas e pagamentos de acordo com a rotina que é mais adequada.

E agora, como vou receber de tantos locais?

Com a nossa experiência acompanhando médicos e todos os profissionais que os auxiliam, entendemos que:

  • Cada trabalho executado pelo médico precisa ser devidamente registrado, manual e digitalmente.
  • Cada registro deve ter um arquivo próprio para o local de trabalho e, dentro de cada local, subpastas para cada fonte pagadora.
  • O registro deve funcionar como um organismo vivo, constantemente alimentado com mais informações sobre cada etapa em que a guia se encontra.
  • Um atendimento particular deve ser arquivado com seu status finalizado, considerando o local de execução.
  • Um atendimento pelo convênio, associação ou SUS deve ser informado e arquivado considerando o local de atendimento, fonte pagadora e status.
  • As guias não reconhecidas ou não devolvidas devem ser informadas imediatamente para que a fonte pagadora possa reconhecê-las e incluí-las no próximo lote de pagamento.
  • As guias com erros, glosas técnicas, administrativas e lineares devem ser corrigidas e anexadas dentro dos prazos das fontes pagadoras, acompanhadas de perto para, se necessário, serem recusadas novamente.
  • Todas as informações devem estar em relatórios considerando fonte pagadora, local, status e procedimentos executados.

O médico tem todas as informações?

Não. Hoje, a maioria dos médicos não possui dados completos para análise de seu próprio trabalho. Os profissionais acabam dependendo de seus colaboradores para ter uma visão de suas próximas ações.

Construir uma análise profunda sobre seus procedimentos, locais, fontes pagadoras e até mesmo seus próprios colaboradores é algo distante para a maioria dos médicos.

Mas calma, este artigo não é apenas para apresentar problemas, mas também soluções integrais ou parciais para eles. Existe um produto no mercado chamado HERMES.

O que o Hermes faz?

Ele permite que os médicos registrem suas guias de execução, seja um plantão, particular ou uma guia de recebimento, e permite que suas ações se tornem status. Assim, você, médico(a), saberá onde está seu recebimento: se ainda não foi cobrado da fonte pagadora (rascunho/validado/a faturar), se foi, mas ainda não houve resposta (Entregue), se você recebeu (finalizado) ou se ainda não recebeu por erro (Glosas).

Dessa forma, o médico(a) saberá onde poderá acompanhar os recebimentos se todos os locais e fontes pagadoras!

Para facilitar ainda mais, todo registro terá interações gráficas e relatórios. A cada novo registro, você terá um a receber.

Clicando no status, você saberá onde, quando e o quê, podendo corrigir ou ajudar os colaboradores a se posicionar com mais agilidade e competência.

Aprofundando-se nos relatórios gerados pelo sistema, o profissional terá uma visão exclusiva de sua carreira, podendo escolher um procedimento e ter uma análise refinada.

Ser médico(a) é uma profissão nobre e desafiadora. Entramos no mercado entendendo o desafio dos profissionais da área e nos comprometendo a ser mais uma das ferramentas necessárias para facilitar o cotidiano dos profissionais oferecendo excelência no mercado da saúde.

Latest Article

Glosas Técnicas

A glosa técnica é, em sua maioria, resultado de uma contestação técnica. Entender o que causou é fundamental para que possa corrigir o problema e

Leia Mais